Projeto usa linguagem fotográfica para consolidar a aprendizagem

Fotografia selecionada ano passado em homenagem a Jorge Amado
Reprodução

 

Transformar em exposição fotográfica, textos que retratam a obra de Vinicius de Moraes. Este é o desafio dos estudantes da 5ª, 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental do Colégio Vitória, em Ilhéus. Eles participam do Projeto Olhares, uma ação pedagógica multidisciplinar que promove a construção do conhecimento de conteúdos nas disciplinas Filosofia, Artes, História, Matemática, Biologia, Português e Produção de Texto, através do uso da linguagem fotográfica.

Cada aluno recebeu textos com a tarefa de produzir seis fotografias relacionadas ao entendimento feito sobre a obra do escritor e poeta. “Fotografar pode tornar mais fácil a assimilação de conceitos como tempo e espaço, convivência, respeito, proporção, dimensão, ética e estética”, revela a coordenadora do projeto, professora Elisa Oliveira.

Uma comissão julgadora, composta por educadores e profissionais da fotografia, vai iniciar o processo de seleção dos cliques, tendo como critério principal a criatividade do registro fotográfico. As fotos selecionadas - que devem manter a característica original, sem uso de recursos de manipulação de imagens - irão compor a exposição, que acontecerá nas próximas semanas, em data ainda a ser confirmada.

Centenário do Poetinha - Assim como os demais projetos interdisciplinares desenvolvidos este ano, no Colégio Vitória, a mostra fotográfica integra outro projeto maior, “A vida é a arte do encontro”, iniciado desde a primeira semana de aulas para marcar o centenário de nascimento de Vinícius de Moraes e que vai nortear outras iniciativas. Além de estimular a leitura da extensa obra do diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor, o objetivo do projeto é trabalhar a formação literária e cidadã do jovem relembrando um dos maiores ícones da Literatura Brasileira.